sexta-feira, 21 de novembro de 2014

. Fecundação, como se processa?


Na relação sexual, após a ejaculação, o esperma masculino é depositado na vagina. O esperma contém os espermatozoides, que são as células reprodutoras masculinas. O espermatozoide movimenta-se rápido pelo canal da vagina, penetra no útero e dirige-se para as trompas uterinas. Na trompa, o espermatozoide encontra-se com o óvulo, que é a célula reprodutora feminina, dando-se a fecundação. O óvulo fecundado dirige-se para o útero, onde se aninha, iniciando-se a gravidez.
Para o espermatozoide se encontrar com o óvulo é preciso que a mulher tenha ovulado. A ovulação é o fenómeno da libertação pelo ovário de um óvulo maduro, que é recolhido pela trompa uterina. Isso acontece, geralmente, uma vez por mês, a cada ciclo menstrual. Isto quer dizer que a mulher não é fértil durante o ciclo menstrual, mas apenas no período da ovulação.
O óvulo libertado vive cerca de 24 horas. Se não ocorrer a fecundação nesse período de tempo, o óvulo é reabsorvido pelo organismo. Por sua vez, o espermatozoide pode viver até cinco dias nos genitais internos da mulher. A cada ciclo menstrual, o útero prepara- se para recolher o óvulo fecundado. Quando não acontece a fecundação, a camada interna do útero, endométrio, desprende-se, ocorrendo a menstruação. Daí que um dos sinais de gravidez é a falta de menstruação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário