sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

. Como evitar a gravidez: alguns métodos contracetivos



1.     Comportamentais:

Abstinência - Evitar o ato sexual com penetração;

Coito interrompido - é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação e que tira o pénis e ejacula fora da vagina.

2.     De barreira:

Preservativo Masculino – cobertura feita de látex (borracha) que é colocada de maneira a cobrir o pénis.





Preservativo Feminino – cobertura feita de latex que é introduzida na vagina para não deixar passar os espermatozoides.






Esponja – almofada de poliuretano, de forma circular, impregnada de um produto espermicida e constituída por uma pequena argola para facilitar a sua extração. Desempenha três funções contracetivas em simultâneo: libertar o agente espermicida, absorver o sémen depositado com a ejaculação e bloquear a entrada no útero.
 
 
 
Espermicidas - agentes químicos utilizados para desativar os espermatozoides presentes na vagina antes que penetrem no útero. 
 

 
 
Dispositivos Intrauterinos (DIU) – dispositivo em forma cilíndrica colocado no útero que dificulta a movimentação dos espermatozoides e inibe o crescimento do endométrio, isto é, o tecido que reveste a parede interna do útero.
 

 

3.     Métodos Hormonais:

Orais:

Pílula do dia seguinte – deverá ser utilizada de emergência logo após  a relação sexual. Por ser um método de emergência não deve ser usado de maneira premeditada.

 
 

Pílula Combinada – trata-se de um método diário durante 21, 22 ou 28 dias. É importante não esquecer nenhuma toma.
 
 

Injetáveis:

Injeção intramuscular – trata-se de uma injeção intramuscular de uma solução aquosa que contém acetato de medro progesterona, que é libertada lentamente na corrente sanguínea e previne a ovulação. 

 
 
 


4. Cirúrgicos:

Laqueação das trompas uterinas - consiste em fazer um corte ou bloqueio das trompas  com vista a impedir a fecundação do óvulo.
 
 


 
Vasectomia - pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto, na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até às outras glândulas que produzem esperma masculino. Após a Vasectomia, a ejaculação ocorre sem a presença de espermatozoides. É uma cirurgia de esterilização voluntária definitiva e , por isso, o homem deve ter a certeza de que nunca mais vai querer ter filhos.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário