sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

. Estou grávida: que está a acontecer ao meu corpo?



Descobri que estou grávida, fiz-me à net e descobri o que me espera: um período gestacional composto por 40 semanas com consequências metabólicas, nutricionais e fisiológicas.

No 1º trimestre (1ª a 13ª semana), logo após a fecundação, poderemos sentir incómodos como sono, cansaço físico, falta de boa disposição, peito mais sensível e dolorido, variações de humor, vontade de urinar mais frequente, cólicas, prisão de ventre e náuseas, enxaquecas, o peso começa a aumentar.


No 2º trimestre (14ª a 26ª semana), o peso e a barriga continuam a aumentar, sentimos algum desconforto provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos, nas pernas e nos pés. O útero expande-se para além do limite da pélvis, a barriga fica cada vez menos definida e mais saliente. Os músculos intestinais estão mais relaxados, o estômago está mais comprido (pode provocar azia), a pele da zona genital e da aurela dos mamilos pode escurecer, podem aparecer manchas na pele (cloasma ou melasma). A partir do 5ºmês o peito expele um líquido transparente, o colostro (primeiro leite materno).


No 3º trimestre (27ª a 40ª+ semana), o aumento da barriga persiste. Com o aumento do peso, o nível do diafragma, sob pressão aumentado, eleva-se cerca de 4cm. A retenção de líquidos e o aumento progressivo do volume de sangue em circulação torna as articulações mais frouxas, podemos sentir-nos mais inchadas. O peso do útero continua a aumentar durante a gravidez, o seu peso cresce cerca de 20 vezes em relação ao seu peso normal, poderá sentir menos tensão no peito que, no entanto, continua a crescer (pode aumentar 3 vezes de tamanho devido à multiplicação das glândulas mamárias e acumulação de gordura para a produção do leite). O cansaço, as insónias e a ansiedade acumulam-se e aumentam progressivamente à medida que os dias passam e a data do parto se aproxima.


Sem comentários:

Enviar um comentário