segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

. 10 mitos sobre a gravidez

 



1 – A grávida deve comer por dois. É natural que na gravidez as necessidades nutricionais e energéticas são maiores. Contudo, isso não significa que a grávida deva aumentar significativamente as quantidades da sua alimentação.

2 – Barriga redonda, menina. Barriga empinada, menino. Um dos mitos mais comuns é relacionar o formato da barriga com o sexo do bebé. No entanto, este facto relaciona-se apenas com as características morfológicas da mãe.

3 – Não deve fazer exercício físico durante a gravidez.
A gravidez não é doença. Como tal, não deves deixar de ser ativa durante este período de tempo. Contudo, isso não significa que faças qualquer tipo de atividade, deves limitar-te a exercícios adequados a uma gestação.

4 – Mulheres com azia durante a gravidez têm bebés cabeludos.
A azia é uma situação muito comum durante a gravidez, devido à pressão maior que a zona abdominal sofre, provocando assim o refluxo gástrico no estômago. Não existe qualquer relação entre azia e a quantidade de cabelo do bebé.

5 – Não se pode fazer sexo durante a gravidez.
 Mentira, o sexo na gravidez pode e deve continuar. A não ser que haja alguma contraindicação médica. O bebé encontra-se protegido pelo útero, o que faz com que não interfira com o ato sexual.

6 – Se a sua mãe fez cesariana, você não pode ter um parto normal.
Cada parto é um parto. Como tal, o facto de a mãe ter tido cesariana não significa que você vá ter. Isso depende das tuas características ou da existência de alguma condição médica que o exija.

7 – Fazer tricô, ponto cruz ou passar debaixo de escadas provocam complicações com o cordão umbilical.
Não existe qualquer verdade nesta superstição.

8 – Fazer o bebé mexer-se comendo doces.
Ao contrário do que é muitas vezes dito, a ingestão de doces não tem qualquer influência dos movimentos do bebé.

9 – Cerveja preta promove a produção de leite materno.
Não existe qualquer relação entre a ingestão de cerveja preta e a produção de leite materno. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas é contraindicado na gravidez, já que prejudica o desenvolvimento do bebé.

10 – Se tiver um desejo alimentar e não o satisfazer o bebé nasce com um sinal relacionado com esse alimento.
Os desejos alimentares durante a gravidez resultam de alterações hormonais e mudanças do metabolismo, não tendo qualquer relação com o aparecimento de sinais ou manchas no corpo do bebé.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário