sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

. Gravidez na Adolescência: Depoimentos


 
 
 
Paula, 17 anos, estudante.

 “A minha mãe disse que me teve quando ela tinha 16 anos. Naquela época não era muito cedo. Estava bom! Fazer o quê? Mas hoje eu não quero isso para mim. O tempo mudou. Tenho que estudar mais, um filho ia acabar com a minha vida! Eu nem conto a ninguém que já fiquei grávida.”

 Marcela, 16 anos, estudante.

“Chamo-me Marcela, tenho 16 anos, estava a namorar há dois meses quando resolvi ter uma relação sexual. Na hora, fiquei com vergonha de pedir ao meu namorado para usar camisinha e simplesmente deixei acontecer. O que eu não esperava era que, por conta desse único descuido, toda a minha vida fosse mudar tanto e tão de repente. A minha menstruação atrasou pela primeira vez e fiquei apavorada. Tentei esconder, mas a minha mãe percebeu e, desconfiada, levou-me para fazer alguns testes. A gravidez foi confirmada”.

Joice, 15 anos, estudante.

“Eu vivo com a minha mãe, o meu pai e um irmão mais novo em Engenheiro Pedreira, Baixada Fluminense. A minha gravidez, aos 15 anos, significou para mim o fim de meu sonho de entrar para a Marinha, pois para eu me alistar na Marinha tenho que ser solteira e sem filhos. Eu estava apaixonada por Alex e engravidei para tentar "prendê-lo". O que não deu certo, pois ele diz que está apaixonado por Edilene.”
 

Verónica, 14 anos, estudante.
"Fiquei grávida aos 14 anos e não tinha uma ideia sequer sobre o que fazer... Atualmente só se pensa em 2 ou 3 soluções para a gravidez na adolescência, no entanto a maioria esquece uma outra: a adoção. Foi a mais difícil decisão de minha vida. Eu vejo tudo o que estou fazendo agora e penso onde estaria se tivesse o bebé comigo. Eu não estava preparada para cuidar de um bebé. Isto só ocorreria alguns anos mais tarde...E a coisa mais importante para mim é que o meu bebé tem um pai e uma mãe que se amam."

Marcelo, 16 anos, estudante.
“Quando ela me disse que eu ia ser pai, fiquei em estado de choque. Quem iria cuidar da criança? Eu não tinha condições de sustentar uma família. Tive vontade de sumir."


Sem comentários:

Enviar um comentário